Nossa Universidade


A Faculdade de Filosofia e Ciências: uma Unidade Universitária da UNESP


Centro de importante conglomerado populacional, a cidade de Marília, já nos anos 40, apresentava uma florescente preocupação intelectual que se expressava também pela aspiração de abrigar cursos superiores na cidade. Em 1952, tal aspiração era formalizada com a abertura do Processo n.º 4.557/52 que tramitou por cinco anos.


Em 25 de janeiro de 1957, a Lei n.º 3.781, aprovada pela Assembléia Legislativa do Estado e promulgada pelo Governador, Sr. Jânio Quadros, criava a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Marília (FAFI), dentro da nova política de interiorização dos centros de pesquisa e ensino.

No entanto, a existência legal da nova Faculdade não significou ainda a sua existência efetiva. Somente em 13 de janeiro de 1959 a faculdade foi solenemente inaugurada. Três dias depois, o Decreto Federal n.º 45.262 concedia inspeção prévia aos cursos a serem instalados, o que marcou oficialmente o início de suas atividades didáticas.

Em 1975, a XVI Semana da Faculdade, tradicional promoção que se repetia desde 1960, enfocou o tema Estruturas Curriculares das Licenciaturas e dos Bacharelados dos Institutos Isolados do Ensino Superior do Estado de São Paulo. Buscava-se esclarecer o sentido das anunciadas transformações pelas quais deveriam passar os institutos isolados existentes. A culminância desse processo aconteceria no ano seguinte com a criação da UNESP- Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. A partir de então, a FAFI passou a ser a Faculdade de Educação, Filosofia, Ciências Sociais e da Documentação da UNESP, Campus de Marília. Por decisão do Conselho Universitário Provisório, as áreas de História, de Letras e de Licenciatura em Ciências foram suprimidas e a Faculdade recebeu, por transferência de Assis (SP), o curso de Filosofia e o correspondente departamento. Foi também criada a área de Biblioteconomia e o curso de Pedagogia teve um novo impulso com a decisão de se localizar em Marília os cursos de Educação Especial.


Na década de 1990, foi criado o Curso de Fonoaudiologia e a denominação da Unidade passou a ser Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP - Campus de Marília.

Desde a sua criação, a Faculdade tem-se destacado como um espaço privilegiado, na região, de formação de profissionais, de desenvolvimento de pesquisas na área de Ciências Humanas e como um dos principais pólos desencadeadores e aglutinadores de reflexões e discussões sobre as mais relevantes problemáticas do país, articulando-se, no campo democrático, com várias outras entidades e instâncias. Atualmente, a Faculdade possui nove cursos de graduação, sendo que os cursos de Relações Internacionais, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Arquivologia foram implantados em 2003. Conta também com quatro Programas de Pós-Graduação em funcionamento (Educação, Ciências Sociais, Ciência da Informação e Filosofia) e coordena o Curso de Pós-Graduação em Relações Internacionais, decorrente de acolhimento de projeto nos termos do Edital Santiago Dantas, da CAPES, sendo instalado mediante convênio com a PUC-SP e a UNICAMP, iniciado em 2003.
A Faculdade de Filosofia e Ciências congrega em torno de 123 docentes, 137 funcionários técnico-administrativos, 1.659 alunos de graduação e 274 alunos de pós-graduação. Sua estrutura física está distribuída em dois locais diferentes, o Campus I e o Campus II, respectivamente localizados à Avenida Hygino Muzzi Filho, 737 e à Avenida Vicente Ferreira, 1278. No Campus I estão instaladas as estruturas administrativas, o Centro de Convivência Infantil, os laboratórios, as entidades representativas dos três segmentos, a Biblioteca, o Prédio de Atividades Didáticas, os Núcleos de Ensino e de Direitos Humanos, grupos de pesquisas, entre outros. A Biblioteca ocupa uma área de aproximadamente 2000 metros quadrados e possui um dos maiores acervos da região, hoje estimado em 74.636 títulos. É também no Campus I onde ocorre a maioria das atividades didáticas.
No Campus II funcionam o CEES - Centro de Estudos de Educação e Saúde (congregando a Clínica de Fonoaudiologia e o antigo Centro de Orientação Educacional), a UNATI (Universidade Aberta à Terceira Idade), a Unidade de Atendimento Médico, Odontológico e Social - UNAMOS, a Coordenadoria Geral de Bibliotecas - CGB, o Núcleo de Ciência e Cultura, o CEDHUM - Centro de Documentação Histórica e Universitária de Marília, o Museu Histórico e Pedagógico Embaixador Hélio Antonio Scarabôtolo, o CEICOMHU - Centro de Estudos Interdisciplinares da Comunicação Humana e outros setores ligados à área de extensão da Unidade.
A Faculdade caracteriza-se ainda pelo oferecimento aos alunos, mediante processo seletivo, de Moradia Estudantil, com capacidade para acomodar 96 estudantes, diversas bolsas de estudo (Programa de Apoio ao Estudante, FAPESP, CNPq, FUNDUNESP, entre outras) e convênios estabelecidos com várias instituições visando à admissão de estagiários.
Outra área de destaque da FFC é a de desenvolvimento de pesquisas. Atualmente, há 37 grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, resultando importante produção científica nas diferentes áreas do conhecimento. Em locais específicos da homepage da FFC podem ser encontradas informações atualizadas sobre as diversas atividades aqui mencionadas.

Fonte: http://www.marilia.unesp.br/